“Cantareiros”, o projeto que usa a música como responsabilidade social

cantareiros capa

jules
Jules Vandystadt, criador do projeto “Cantareiros”

O projeto social “Cantareiros” nasceu em meados de 2007, quando um grupo de sete cantores experientes se reuniu com o simples objetivo de, através do canto, levar um pouco de alegria e arte à pessoas mais carentes, como crianças em orfanatos, abrigos, ONGs, idosos em asilos, e doentes em hospitais; A ideia do projeto é contemplar essas “plateias especiais” na época do Natal com arranjos de canções natalinas que falam de amor, paz, união e alegria.
Sob a direção de Jules Vandystadt (Beatles Num Céu de Diamantes, Milton Nascimento – Nada Será Como Antes), o grupo hoje conta com mais de 30 cantores e instrumentistas, e apresenta as músicas temáticas com arranjos vocais a cappella, algumas vezes acompanhados de percussão, violão ou piano. No repertório,  canções conhecidas do folclore natalino brasileiro e estrangeiro, além de peças religiosas e populares.

Entre os integrantes do grupo, estão vários nomes conhecidos pela sua atuação no teatro musical carioca, como Kacau Gomes, Rodrigo Cirne, Malu Rodrigues, Giulia Nadruz, Cássia Raquel, Pedro Sol, Carol Puntel, Pablo Ascoli, Cristiano Gualda e Délia Fischer, diretora musical de vários espetáculo, como “Elis, A musical”.

cantareiros 2
Integrantes do “Cantareiros” em 2013: Kacau Gomes, André Dantas, Rosana Chayin, Dani Calazans, Amanda Zullo, Fabrício Lago Negri, Paola Soneghetti, Tatiana Sobral, Chris Penna, Felipe Marcelino, Virginia Maria, Sandra Menezes, Flora Menezes, Marcela Mangabeira, Thiago Araujo Marinho, Jules Vandystadt e Sandra Menezes (FOTO: Reprodução do Facebook)

cantareiros 1O projeto conta também com a participação de outros voluntários, que auxiliam na recreação de crianças e idosos, registrando tudo em foto e vídeo e colaborando também com a captação e distribuição de doações para as instituições visitadas. No Natal de 2012, os “Cantareiros” visitaram 33 instituições na cidade do Rio de Janeiro, dentre elas vários hospitais municipais, proporcionando momentos de alegria e emoção tanto para os ouvintes, quanto para os cantores. O projeto, que tem fins exclusivamente filantrópicos, é apoiado pela Fundação Cesgranrio, e prevê para 2014 algumas novidades, como o lançamento de um CD do grupo.

Saiba mais sobre o projeto no site oficial.

6 comentários em ““Cantareiros”, o projeto que usa a música como responsabilidade social

Comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.